OAB/MS mobiliza Prefeitura da Capital e entidades para reforçar medidas contra a Covid-19 sem prejuízos econômicos

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, representada pelo Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, participou na manhã desta segunda-feira (13) de reunião a fim de reforçar ações de prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) sem que haja perdas econômicas à sociedade. O encontro foi de iniciativa da Ordem, por meio das Comissões de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos e Segurança Pública e teve a presença da Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Municipal de Saúde, Associação Comercial, Comando Militar Do Oeste, Corpo de Bombeiros e Comando da Ala 5 da base aérea.

Ao se pronunciar, Gervásio falou que o momento é delicado e exige soma de esforços. “A OAB/MS apoia medidas de respeito a todas as garantias constitucionais, sem que se desprezem quaisquer delas. Por isso a necessidade de encontrarmos meios a preservar os princípios constitucionais de forma harmonizada, protegendo a saúde de todos, combatendo o Coronavírus e garantindo o direito de ir e vir das pessoas. Para o sucesso desta batalha, é preciso envidar esforços dos setores públicos e privados. Por isso, estamos aqui para atender as necessidades dos nossos cidadãos campo-grandenses. A ideia da nossa instituição é promover uma mobilização que sirva de estratégia nesse esforço para conter a contaminação”, destacou.

Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos, Marco Antonio Barbosa mencionou que as forças emanadas na busca por soluções para combater e prevenir o vírus sejam efetivas sem impactos ainda mais negativos, tendo em vista que estudos já apontam perda na economia global. “Todos seremos afetados. Questões práticas é o que estamos buscando”, considerou.

De acordo com a Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública Isabela Saldanha, para vencer a doença as pessoas precisam se conscientizar da necessidade do isolamento. “Deve estar nas ruas quem realmente precisa e, ainda assim, com o máximo de precaução para evitar que tenhamos um surto em nossa cidade. O sistema de saúde não tem estrutura suficiente e se todos não se mobilizarem na prevenção vai morrer muita gente”, disse.

Também pela Comissão participaram do encontro o Secretário-Geral Adjunto Anselmo Marasco e, de casa em vídeo por rede social visando o cuidado com a saúde, a Presidente Cláudia Paniago.

Prefeitura apoia iniciativa da OAB/MS

Para o Prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, a iniciativa da OAB/MS em unir as instituições na busca por soluções ao problema é positiva. “Recebemos com muita satisfação a mobilização da sociedade e das entidades como a OAB/MS, que é uma instituição de respeito e credibilidade. Temos a certeza de que cada vez mais que a OAB/MS se aproxima da municipalidade, a sociedade ganha”, parabenizou.

Diversas propostas de enfrentamento ao novo Coronavírus foram debatidas na reunião e serão levadas ao conhecimento de demais autoridades de cada instituição para decisões conjuntas. Entre elas, estender o horário dos ônibus, de atendimento em bancos e comércios a fim de evitar aglomerações, pulverizar a cidade com cloro para diminuir o risco de transmissão comunitária e colocar o Exército nas ruas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras estabelecidas. “Vamos levar ao Chefe do Comando as demandas aqui discutidas para levantar as possibilidades de somar e ajudar no que for possível”, pontuou o Capitão do Comando Militar do Oeste Valentim Sandim Borges.

O Comandante da Ala 5, Brigadeiro Luíz Claudio Macedo Santos, ressaltou a importância na participação. “Estamos à disposição da sociedade. Nosso objetivo é contribuir com todas as ações preventivas a Covid-19. Esse evento que reuniu diversos entes é fundamental para que as ações possam surtir o efeito desejado”.

Presidente da Associação Comercial de Campo Grande (ACICG) Roberto Oshiro, avaliou como boa atitude em promover o diálogo. “A participação da OAB/MS é muito necessária neste momento de evolução da pandemia e de crise econômica que se instala. São duas preocupações extremamente importantes em que a sociedade civil organizada precisa participar e a Ordem dos Advogados vai somar na tomada de decisões necessárias”, sinalizou.

Providências

Como medida de enfrentamento a Covid-19, a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul já havia oficiado no dia 23 de março Presidência da República solicitando a implementação ao Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).  Confira aqui.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber