Biblioteca de Desembargador falecido é doada por esposa e filhos a ESA/MS

 Um acervo de centenas de livros está sendo recebido pela Escola Superior da Advocacia (ESA/MS). As obras fazem parte da Biblioteca pessoal do Desembargador Manoel Mendes Carli. A doação foi feita pela Esposa Advogada e filhos. 



Carli, que teve uma carreira de mais de 35 anos na magistratura sul-mato-grossense, faleceu no dia 17 de novembro, deixando a Advogada e Professora Vilma Maria Inocêncio Carli e os filhos, a Advogada Juliana Inocêncio Mendes Carli e o Arquiteto Manoel Carlos Inocêncio Mendes Carli.
 
A família sabendo da referência da biblioteca da ESA/MS para os estudantes de Mato Grosso do Sul resolveu doar o acervo do Desembargador. São centenas de livros que ainda serão catalogados pelos colaboradores da ESA/MS. 


Vilma Carli é a Advogada com o maior número de obras publicadas em MS. São no total 24 livros. Ela salienta que o marido era um incentivador da busca pelo conhecimento e espera que os livros doados possam contribuir com a formação e desenvolvimento de profissionais.


“Essa doação foi feita da Biblioteca do Tribunal de Justiça para a ESA/MS no sentido de colocar a disposição de todos os acadêmicos de Campo Grande que possam se servir dessas obras. Meu marido era uma pessoa que incentivava que as pessoas tivessem conhecimento, cultura. O objetivo nosso de fazer essa doação é que ela pode ser útil e crie melhores cidadãos em Campo Grande”. 


O Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche agradeceu a doação e ressaltou que certamente as obras serão bem utilizadas pelos advogados e acadêmicos.


“Foi com grande satisfação que recebemos a Advogada Vilma Inocêncio Carli, viúva do Desembargador  Manoel Carli com esta doação do acervo particular do Desembargador para nossa Escola Superior da Advocacia. Tenho certeza que servirá para todos os advogados, acadêmicos inscritos na OAB que se utilizam da nossa biblioteca para seus estudos. Será uma fonte a mais de estudos e debates”.


A Secretária-Geral Adjunta eleita da ESA/MS Elaine Cler destaca que o número de advogados que tem procurado se capacitar vem crescendo e o melhor lugar para esse acervo ser colocado, com certeza, é na biblioteca da ESA.


“A gente tem percebido a grande vontade dos advogados de se capacitarem. Foi com essa gestão primeira do Mansour, com o Ricardo na ESA, que sentimos que o advogado resolveu usar a OAB também para estudo. Então, quando eu fui comunicada que a obra seria doada para fazermos uso, eu achei o melhor lugar possível que a gente pudesse receber na nossa instituição. Nossa casa é a OAB e consequentemente a nossa sala de estudo é a ESA. Por ter conhecido a biblioteca e ajudado nas primeiras doações que recebemos, incentivado com pedido do Professor Ricardo, nós fizemos uma campanha na UCDB. Cada um doava, 10, 15, 5 obras que tinham paradas. E quando ela veio com esse aparato todo de uma biblioteca montada por um desembargador que sempre foi muito bom aquisitor de livros, eu falei ‘nada melhor do que a gente receber na nossa casa’. E agora faremos uma campanha de divulgação para que os egressos, hoje advogados, venham utilizar desse numerário todo”.