Em dois anos de gestão, ESA/MS leva conhecimento a mais de 21 mil alunos

Os dois primeiros anos da Gestão 2016/2018 da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS) superaram todas as expectativas. No período de Janeiro de 2016 a Dezembro de 2017 a ESA atendeu cerca de 21.455 alunos. Estes estiveram presentes em todos os 432 eventos realizados pela gestão.
 
“Nosso compromisso é pensado e voltado para o conhecimento do advogado. Estivemos envoltos de grandes projetos e contamos com a parceria de diferentes instituições para poder somar com a nossa gestão”, disse o Diretor-Geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira.
 
Já no segundo semestre do ano de 2017, a ESA/MS, junto de sua diretoria, desempenhou papel de extrema importância na atual gestão. 
 
Estivemos empenhados em realizar cursos de capacitação profissional a advogados que confiam em nossa entidade. Começamos o mês de agosto, com o projeto “ESA no Mês da Advocacia”, onde dedicamos o mês do advogado para ele, o advogado (a). 
 
Durante um mês, envolvemos diferentes profissionais para debater temas decorrentes da nossa profissão. A cada semana daquele mês, tivemos um assunto ligado à advocacia, dentre eles: Direito Penal, que tivemos o jurista Luiz Flávio Gomes debatendo um assunto polêmico e atual no país, que é a Lava-Jato; Direitos da Mulher, Direito Privado, Direito Público e Direito Processual. Todos os eventos destinados a este projeto foram de uma contribuição indescritível à nossa classe”, avaliou o Diretor-Geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira.
 
Foi no segundo semestre de 2017 também que a ESA/MS consolidou a parceria com a PUC-SP, tornando assim, a única ESA do país a atingir o mérito. “Iniciamos o curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil em setembro e com isso, pudemos aproximar pessoas de outras cidades do Estado e até mesmo do Estado vizinho, que não podem, por infinitas razões, se deslocar até São Paulo para realizar tal especialização; mais uma conquista nossa”, ponderou Souza.
 
Desde agosto, realizamos mais de 21 edições do projeto “ESA Vai ao Interior” que nada mais é do que proporcionar aos advogados e acadêmicos de Direito de todo o Mato Grosso do Sul, palestras de diferentes temas com profissionais capacitados e renomados. 
 
Nosso outro “carro chefe”, o projeto “Terça Jurídica”, teve mais de 20 edições neste semestre. Também com cunho social, visa trazer a classe para o debate com palestras de temas atuais e da área do Direito.
 
Em outubro, como prometido, realizamos o 1º Congresso de Direito Penal da ESA/MS. Com mais de 200 inscritos, em menos de 3 semanas que antecederam o evento, o Auditório da OAB/MS ficou lotado e todos os presentes puderam acompanhar um pouco sobre o debate crítico acerca do Processo Penal Contemporâneo mesclado às analogias do modelo originário, além das inovações trazidas pelas outras legislações, tais como Delações Premiadas, Colaboração Premiada, Condução Coercitiva, entre outras.
 
“Todas as palestras foram muito produtivas dentro de uma crítica processual muito bem-feita e, estar com um dos especialistas mais catedráticos, que é o Dr. Jacinto Miranda Coutinho, foi fundamental para a abertura do Congresso; sem sombra de dúvidas, ele trouxe uma visão crítica a todos que puderam prestigiar”, analisou o Diretor-Geral.
 
Ricardo enfatizou também, a importância de se realizar um evento do ramo, dentro da ESA. “Como escola acadêmica é sim um compromisso que temos, de trazer o fomento, dialogar e debater todas as áreas do Direito e para mim, especialmente que sou da área do Direito Criminal era mais que uma condição para mim, enquanto gestor da ESA”.
 
Quanto às parcerias, só na Capital, Campo Grande, realizamos cerca de 37 eventos com nossos parceiros. Destes, atendemos cerca de 2.846 alunos. 
 
No próximo ano teremos muito mais a contribuir com a classe da advocacia. A paixão pela profissão é apenas um alicerce do que o futuro, embasado em conhecimento, nos retornará. A ESA/MS deseja a todos, um feliz ano novo.