|
ESAMS

Notícias


ESA inaugura Galeria de Obras Jurídicas de MS e recebe novos livros para biblioteca
Data: 28/05/2018

 Uma galeria de obras jurídicas de autores do Estado agora faz parte da Biblioteca da Escola Superior da Advocacia de MS (ESA/MS). Um espaço, que já era amplo e agradável aos frequentadores, recebeu cerca de 400 novas obras para o acervo na última semana.

Para coroar a criação da “Galeria de Obras Jurídicas de MS” e a renovação do acervo, a ESA fez o descerramento da placa em comemoração a reestruturação do prédio na sexta-feira (25).

O Diretor da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira cumprimentou a todos os presentes e agradeceu os autores que, gentilmente, contribuíram com o novo acervo. “Vocês são o alicerce da cultura jurídica de nosso Estado. Sem a ajuda de todos vocês, a ESA não teria chegado aonde chegou”. Citando Martin Luther King, o Diretor concluiu sua fala: “Não somos o que deveríamos ser; não somos o que queríamos ser; não somos o que iremos ser, mas graças a Deus, não somos o que éramos”.

“Quando iniciamos a gestão pegamos esse prédio da ESA bem diferente. Não tínhamos rampas de acesso, Wi-fi, estacionamento, portas de acesso aos banheiros, entre outras melhorias que foram feitas. O objetivo da CAAMS, assim como da ESA e da OAB, era atender da melhor forma nossos colegas em sala de aula, porque não somos CAAMS, ESA, separadamente, mas somos um Sistema, o Sistema OAB”, destacou o Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAAMS), José Armando Amado.

Uma das autoras que contribuíram com o novo acervo da “Galeria de Obras Jurídicas de MS” foi a Advogada, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA/AR, Vilma Maria Inocencio Carli. “Eu acredito que essa galeria homenageia os autores sul-mato-grossenses que trabalham em prol do direito, ajuda a aprimorar o conhecimento e também prestigia a nossa cultura. O nosso muito obrigado a todos vocês, diretores da ESA, CAAMS e OAB/MS”.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, cumprimentou os Diretores da ESA, CAAMS, Conselheiros Estaduais, Advogados e colaboradores presentes. “Nós, aqui do Sistema OAB, trabalhamos em conjunto, sempre em união de ideias, das quais surgem grandes projetos, pensados a toda advocacia. Esse é o nosso foco principal. Se a OAB hoje está no patamar que está é decorrente dessa Diretoria e de todos vocês. Foram essas pessoas que elevaram o nome da Ordem”.

“Temos um celeiro enorme de grandes juristas em nosso Estado e que, muitas vezes, alguns deixam em segundo plano. Mas, tenho certeza que esse projeto inspirador faz esse reconhecimento. Isso aqui é apenas o início de uma obra, inacabada, uma obra que é feita todo dia com ações, uma obra em eterna construção. Essa é a Ordem dos Advogados do Brasil. Vocês estão escrevendo o nome de vocês aqui. As pessoas se imortalizam com isso, fazendo obras, fazendo o bem para a sociedade e inspirando outras pessoas. Vocês são hoje fonte de inspiração e conhecimento para toda comunidade jurídica de Mato Grosso do Sul. Tenham certeza que hoje vocês estão escrevendo mais uma página da história da advocacia sul-mato-grossense”, concluiu Mansour agradecendo a todos, Diretoria, Conselheiros, membros de Comissões, Caixa, ESA e Advogados. “Sou grato por tudo que vocês puderam nos proporcionar. Sem vocês não chegaríamos a lugar algum”.

Novo acervo

Além das 186 obras entregues por autores do Estado, a Biblioteca recebeu outras centenas de novos livros adquiridos pela OAB/MS.

“A chegada desses livros ajudará muito a todos que frequentam aqui, como eu. Faz um ano que frequento esse espaço, todos os dias. O acervo era fraco, não era muito atualizado, eram poucos livros. Agora temos o que precisávamos, principalmente, Vade Mecum atualizados. Sem contar que o ambiente agora é climatizado, limpo, claro e silencioso. Um ótimo local para os estudos”, diz a Advogada Camilly Gregório Sanches.

Maria Júlia Simonetti do Valle também frequenta a biblioteca todos os dias, com objetivo de passar em concurso e agora agradece as melhoras. “Quando eu comecei a estudar aqui não tinha Wi-fi, nem armários para guardar nossos pertences. Conseguimos com a bibliotecária Juliana muitas melhorias, que foram pedidas a Diretoria e concedidas, como os armários, computadores, internet, além dos livros, que não eram muito atualizados. Eu costumava trazer livros de casa, não vou mais precisar. Fico muito feliz de ter esse ambiente agora, principalmente, porque passamos boa parte do dia aqui. Antigamente, eram poucos que frequentavam aqui, agora aumentou, e acredito que vai aumentar ainda mais”.

De acordo com a Secretária-Geral Adjunta da ESA/MS, Isa Maria Formaggio Marques, foram várias ações ao longo da gestão que culminaram na concretização desse espaço. “A ESA passou por uma reestruturação no geral, não apenas no aumento de cursos oferecidos aos estudantes, na estrutura física do prédio, mas na sistematização da biblioteca, o que antes era um espaço para estudo, agora se tornou uma biblioteca reestruturada, tanto fisicamente, com a melhoria do espaço e aquisição de internet, como com um novo acervo. Nosso objetivo foi sistematizar o acervo de livros de acordo com as necessidades dos usuários e contemplar os nossos autores sul-mato-grossenses”, explicou.

A Biblioteca da OAB fica aberta das 8h às 11h e das 12h30 às 22h. O endereço é Avenida Mato Grosso, nº 4.700 – Carandá Bosque. Dúvidas ou informações pelo e-mail (bibliotecaesa@oabms.org.br). 

 

CURSO ESAMS 2016
MÍDIAS SOCIAIS