Em 1ª reunião de transição, Diretoria eleita da ESA/MS apresenta novos projetos para fomentar o ensino jurídico

Manter o nível de excelência e o aprimoramento do ensino jurídico é o principal objetivo da Diretoria eleita para a gestão 2022-2024, da Escola Superior de Advocacia do Estado de Mato Grosso do Sul (ESA/MS). A primeira reunião de transição, realizada na manhã desta terça-feira (23), contou com troca de experiências e novos projetos que continuarão proporcionando aprendizado de qualidade aos estudantes e operadores do Direito sul-mato-grossenses.

O encontro foi conduzido pelo Presidente eleito da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Bitto Pereira e teve a presença do atual Diretor-Geral Ricardo Pereira, Diretora-Geral eleita Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Vice-Diretor eleito João Paulo Sales Delmondes, Secretário-Geral eleito Marcelo Radaelli Silva, Secretária-Geral Adjunta eleita Nabiha Maksoud e Tesoureiro eleito Abner Jaques.

Bitto Pereira, que venceu as Eleições com 51,3% da preferência dos votos, está otimista e almeja excelentes resultados. “Começamos hoje o trabalho de transição da ESA/MS com a Diretoria eleita e o nosso Diretor Ricardo Pereira. Estamos alinhando projetos para o ano de 2022, como a tradicional Aula Inaugural e cursos que levarão conhecimento jurídico para todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Estamos certos de que a nossa gestão se dedicará e realizará profícuo trabalho”.

Ricardo Pereira encerra o mandato no dia 31 de dezembro e está confiante na entrega da Diretoria à nova gestão. “Dentro do processo democrático e transparente, passamos todo o trabalho que tem sido realizado pela ESA, tudo o que fizemos antes e durante a pandemia. Apresentamos todos os dados e elementos necessários para que essa nova Diretoria possa fazer a melhor gestão possível à toda a advocacia do Mato Grosso do Sul”.

Diretora-Geral eleita, Lauane explica que, inicialmente, a atuação da nova gestão consistirá na definição dos representantes da Escola Superior de Advocacia, nas 31 Subseções da OAB/MS. Feito isto, será a vez de elaborar o Calendário de Eventos do ano de 2022.

Hoje também estiveram em pauta Aulas Inaugurais que serão realizadas em Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Dourados e Três Lagoas. As datas e palestrantes serão definidos em próximos encontros. “Queremos entregar na posse festiva o Calendário 2022 de todos os eventos da ESA na Capital e cidades do interior do Estado”, enfatiza a Diretora-Geral eleita.

Segunda mulher no comando em toda a história da ESA/MS, Lauane compromete-se a representar muito bem todas as advogadas e professoras. “Temos muitas colegas que fazem a opção de conciliar advocacia com a docência. Em nossa Diretoria, por exemplo, temos também a Professora Nabiha na função de Secretária-Geral Adjunta. Sabemos que as mulheres desenvolvem tudo o que fazem com muita excelência e essa é a nossa meta de trabalho”, destaca.

Novidades

O Vice-Diretor eleito João Paulo Delmondes conta que vários novos projetos estão sendo desenvolvidos. Dentre eles, o “ESA vai à Universidade”, em que o Presidente da OAB/MS eleito Bitto Pereira se reunirá com estudantes para falar sobre a prática da advocacia. O projeto é de iniciativa do Bitto e deve começar no primeiro semestre do próximo ano, em todas as instituições de ensino superior de Direito do Estado, iniciando por Campo Grande.

A nova gestão também dará continuidade ao projeto ‘TV ESA’ em que todos os eventos presenciais realizados na Seccional serão transmitidos ao vivo à toda a advocacia atuante no interior. ‘Podcast ESA/MS’ que está sendo elaborado promete ser mais uma grande ferramenta de ensino.

Outra novidade que a Diretora-Geral Lauane já adianta para todos é a implementação do sistema híbrido para participação de palestrantes. “Às vezes temos importantes nomes que querem estar presentes, mas a agenda ou distância não permitem. Queremos inserir esses grandes palestrantes, à distância, em nosso público presencial”, explica.

Por fim, João Paulo Delmondes, que atualmente ocupa o cargo de Tesoureiro na ESA/MS, faz o compromisso com a advocacia de utilizar toda a sua experiência no exercício de seu novo mandato. “Vou trabalhar para manter esse nível de excelência que a ESA adquiriu nos últimos anos e buscar ainda mais qualidade de ensino e números que nos mantenham em destaque nacional”.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber