Congresso Internacional de Direitos Humanos está com inscrições abertas

Entre os dias 8 e 12 de novembro, será realizada a 18ª edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos. O evento, neste ano, devido à pandemia será realizado on-line por meio de parceria entre o Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – José do Nascimento – IDHMS-JN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Fórum Internacional e Ibero-americano de Direitos Humanos (FIIDH), contando com o apoio de várias Instituições públicas e privadas afinadas com os direitos humanos.

“O CIDH é tradicional em Mato Grosso do Sul e surgiu a partir de uma iniciativa de um grupo de pesquisadores brasileiros e espanhóis. Hoje está em sua 18ª edição e, normalmente, é realizado, cada ano, em uma das instituições parceiras. Neste ano, trataremos de um tema fundamental”, explica a coordenadora geral do evento e professora da Faculdade de Direito da UFMS Ynes da Silva Félix. O tema deste ano será Desigualdades, Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Desca) e Agenda 2030.

De acordo com os organizadores, será dada continuidade aos trabalhos que foram desenvolvidos nas edições passadas, relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídico e também sobre a prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Nos debates serão focadas questões sobre fronteiras, migrações, diversidade de gênero, trabalho, políticas públicas e, mais recentemente, a pandemia.

Sobre a Agenda 2030, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro”. Trata-se do grande desafio global atual.

Na programação, estão previstas palestras de renomados pesquisadores, apresentações de banners e artigos científicos nos 17 Grupos de Trabalhos que abarcam os temas propostos. “Temos 17 GTs e estamos programando palestras de juristas, pesquisadores, antropólogos, historiadores, temos um grupo que não é especificamente de uma área, ao contrário, a interdisciplinaridade é uma questão fundamental para nós, pois promove um debate bastante amplo”, fala Ynes.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 27 de setembro aqui e custam R$ 30,00 para ouvintes. Os valores para inscrição e as regras para submissão dos trabalhos em formato de artigo ou banner/resumo estão disponíveis nos editais de cada uma das modalidades. O prazo para submissão termina em 29 de setembro. As temáticas, bem como as regras para submissão também podem ser conferidas no link indicado. “Temos dois tipos de trabalhos, banners, destinados aos graduandos, e artigos, destinados aos estudantes de pós-graduação e pesquisadores. É importante ressaltar o prazo limite, 29 de setembro, para submissão. As apresentações dos banners serão realizadas também de forma on-line, por vídeo”, explica a coordenadora.

Além de constituir um espaço importante de intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e estudantes, o CIDH tem sido relevante espaço de participação de lideranças de movimentos sociais, possibilitando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e outras formas de conhecimentos, fortalecendo a função social dos espaços acadêmicos, atendendo as demandas sociais com vistas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento www.idhmsjn.org

Texto: Vanessa Amin