“Censura Nunca Mais” tem exibição de filme e debate nesta terça na OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realiza nesta terça-feira (8), às 19 horas, o evento: “Censura Nunca Mais”.

Realizado pela Comissão de Cultura da entidade, o encontro marca a exibição do curta-metragem “Matem…os outros”, do diretor Reynaldo Paes de Barros.

Lançado em 2014, o filme tem como pano de fundo o conflito entre fazendeiros e índios do Estado.

Logo após a exibição, haverá um debate sobre liberdade de expressão, com a presença do cineasta Tizuka Yamasaki, que virá representando a classe artística.

Segundo Tizuka, este tipo de debate é importante pois a censura permeia a produção artística, ainda que de forma velada “Não acredito que a sociedade esteja amadurecida a tal ponto de aceitar qualquer assunto polêmico – questões religiosas, sexo fora dos padrões, etc. Se você quiser atrair o grande público, há que se ter um bom senso e uma delicadeza de enfoque” pontua a cineasta.

Como parte da programação cultural, a atriz e bailarina-compositora do Studio Isa Yasmin, Michelly Dominiq Amar, apresentará a dança Zahira. “É uma composição poética que retrata as mulheres beduínas do deserto, que muitas vezes precisaram assumir a posição de Guerreiras defensoras de seus clãs enquanto os seus homens saiam para batalha”, explicou a Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS, Delasnieve Daspet.

Também estarão presentes no debate, o Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Everaldo Patriota, e a mediação ficará por conta da Presidente da CCOABMS, Delasnieve Daspet, que também é Membro Consultora da Comissão de Direitos Humanos da Ordem.