Abertura do “ESA no mês da advocacia” teve palestra de jurista renomado

Na última sexta-feira (4), aconteceu a abertura das atividades do projeto “ESA no mês da advocacia”. O evento trouxe o jurista renomado Luiz Flávio Gomes, que proferiu a palestra “Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças” e lotou o auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) pela comunidade acadêmica.

De acordo com o Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), Ricardo Pereira, a palestra que abriu o projeto foi de extrema importância a todos que puderam comparecer. “Nossa meta era mesmo começar com um tema relevante, atual e de esclarecimento; acredito que foi bastante produtiva a presença do Luiz Flávio aqui”, ressaltou.

Também presente no evento, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche destacou a importância do mês de agosto para a comunidade jurídica, bem como a presença e presteza do palestrante em visitar Mato Grosso do Sul e brindar aos advogados com suas análises não só jurídicas, mas também políticas e sociais.

Agosto é o mês mais importante da advocacia não apenas por nele comemorarmos o dia do advogado, e sim, por nele levarmos à sociedade toda a nossa energia e irresignação por tudo o que não aceitamos que nossa sociedade porventura esteja vivendo, reiterando nossa função na defesa do estado democrático brasileiro”,frisou o Presidente.

Em duas horas de palestra, Luiz Flávio Gomes expôs nevralgicamente as raízes da corrupção no Brasil, comentou os mais recentes acontecimentos no Congresso Nacional, e traçou uma linha de raciocínio didática sobre as tendências eleitorais para o ano que vem do ponto de vista da neurociência.]

Vendo tudo isso que está acontecendo, para nós que defendemos um Brasil diferente e distinto, é motivo de desalento, mas ao mesmo tempo de esperança. Justamente nos grandes momentos de crise é que surgem as boas ideias e as grandes saídas que nós devemos encontrar e estamos buscando”, salientou Luiz Flávio Gomes agradecendo à OAB/MS, ESA/MS e UCDB pela realização do evento.

Logo após a palestra, o jurista autografou livros por mais 1 hora e atendeu a todos presentes.

Luiz Flávio Gomes é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989). Criador do Movimento Quero um Brasil Ético, o jurista e professor em vários cursos de pós-graduação nacionais e internacionais  já publicou mais de 57 livros na área jurídica e atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, e Juiz de Direito, sendo também membro da Comissão de Reforma do Código Penal. 

Compuseram a mesa diretiva também, o Vice-Presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior, a Professora Doutora Andréia Flores (representando a coordenação do curso de Direito da UCDB), o Defensor Público em segunda instância Elias César Kesrouani e a Presidente do Diretório Acadêmico da UCDB, Isabella Shibayama Kasae.