1º Congresso de Direito Penal da ESA/MS lota Auditório da OAB

A abertura do Congresso de Penal da ESA/MS, ocorrida na noite desta segunda-feira (30) foi um marco para a Gestão 2016/2018 da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
 
Com mais de 200 inscritos, em menos de 3 semanas que antecederam o evento, o Auditório da OAB/MS ficou lotado e todos os presentes puderam acompanhar um pouco sobre o debate crítico acerca do Processo Penal Contemporâneo mesclado às analogias do modelo originário, além das inovações trazidas pelas outras legislações, tais como Delações Premiadas, Colaboração Premiada, Condução Coercitiva, entre outras.
 
“Todas as palestras foram muito produtivas dentro de uma crítica processual muito bem-feita e, estar com um dos especialistas mais catedráticos, que é o Dr. Jacinto Miranda Coutinho, foi fundamental para a abertura do Congresso; sem sombra de dúvidas, ele trouxe uma visão crítica a todos que puderam prestigiar”, analisou o Diretor-Geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira.
 
Ricardo enfatizou também, a importância de se realizar um evento do ramo, dentro da ESA. “Como escola acadêmica é sim um compromisso que temos, de trazer o fomento, dialogar e debater todas as áreas do Direito e para mim, especialmente que sou da área do Direito Criminal era mais que uma condição para mim, enquanto gestor da ESA”.
 
Sobre a escolha dos temas a serem debatidos, o Diretor-Geral da ESA/MS enfatizou: “são todos mais que oportunos, uma vez que estamos num momento em que se liga a TV e temos diariamente notícias ligadas ao Direito Criminal e Penal; notícias estas que envolvem até um Presidente da República, sendo denunciado em pleno mandato e outros inúmeros casos de Delações Premiadas que atingem e envolvem parte do Congresso Nacional; sem dúvida é um assunto de repercussão na área Penal”.
 
Durante a tarde desta terça-feira (30), acadêmicos do Curso de Direito estão apresentando artigos científicos voltados à Área Criminal e Penal nas Salas da ESA, que serão publicados nos Anais do Congresso, em janeiro. 
 
Para logo mais, às 19 horas, o encerramento do 1º Congresso de Direito Penal da ESA/MS ficará por conta do especialista Augusto Jobim do Amaral e do Pós-Doutor em Ciências Criminais, Ricardo Jacobsen Gloeckner, que debaterão o tema “Criminologia e Autoritarismo”.
 
A ESA/MS sente-se honrada em poder proporcionar um evento deste porte. Estamos aqui, sempre à disposição para melhorar e amparar o profissional da advocacia, em todos os aspectos. 
 
Crédito/Fotos: Gerson Walber (OAB/MS)